sábado, 19 de março de 2011

A Reconcilição Avança

Vimos o início desse mesmo mover da graça na Argentina, de modo surpreendente. Um servo de Deus, o pastor Jorge Himitian, foi escolhido para iniciar e levar adiante esse ministério de reconciliação entre católicos e evangélicos. Por seu intermédio, Buenos Aires viu pela primeira vez
um católico sendo convidado para ministrar a Palavra num congresso de líderes evangélicos. E de lá pra cá, criou-se um movimento, uma corrente de reconciliação que está avançando com muita velocidade naquele país. Os católicos e evangélicos da Argentina se encontram não só para adoração, mas também para se colocarem firmemente juntos em favor de ações sociais que ajudem a erguer
um povo muito sofrido por causa da pobreza.

O mais interessante nessa história é o envolvimento do cardeal-bispo de Buenos Aires. Uma vez por mês, ele recebe os pastores evangélicos para um momento de oração em comum e de intercessão uns pelos outros.

Descobrimos, recentemente, que um dos assessores da equipe de serviço do bispo é pastor evangélico. E, fato ainda mais curioso, num andar do palácio episcopal de Buenos Aires, o líder católico reservou um espaço que vem sendo considerado uma “capela evangélica”.

Nesta capital argentina, já tomamos parte em cinco encontros que reuniram 7 mil católicos e evangéli-
cos. Todos os eventos tiveram a participação desse bispo. Num deles, ele foi com muita humildade ao palco, ajoelhou-se e pediu oração. Pastores e líderes evangélicos impuseram as suas mãos e profetizaram sobre o bispo. Para muitos, aquilo foi um escândalo. Que era aquilo de um bispo católico se permitir que evangélicos lhe impusessem as mãos e orassem por ele?! Todos esses sinais foram muito fecundos na esfera espiritual, sobretudo levando em conta que muitos cristãos deixaram de ignorar a verdade de que tinham irmãos e irmãs em outras igrejas.

Esse ministério de reconciliação continua avançando. Em 2006, o Movimento Pentecostal Mundial celebrou nos EUA, na Rua Azusa, os 100 anos desde a primeira manifestação carismática, e eu fui convidado a estar entre os organizadores. Em abril de 2010, o convite se repetirá para a organização de um congresso na Oral Roberts Univesity, em Oklahoma, cujo objetivo será orar pela manifestação do Espírito Santo sobre as novas gerações de cristãos. Esta será a primeira vez que uma representação oficial da Renovação Carismática Católica estará entre os participantes desse congresso. A explicação é que líderes mundiais de linha pentecostal já consideram os católicos carismáticos como membros da mesma família.

Esse movimento de reconciliação está mudando o clima espiritual a nível mundial. No 3º Congresso
Internacional sobre Evangelização Mundial (Lausanne III, movimento que teve como fundador o evangelista Billy Graham), acontecido no mês de outubro de 2010 na Cidade do Cabo, África do Sul, lideranças evangélicas convidaram o Vaticano a estar representado, um fato simplesmente inédito.

Mensagem que o católico Matteo Calisi  compartilhou na Comunidade Evangélica Carisma em Osasco SP, no dia 19 de outubro de 2009. O padre Marcial Maçaneiro serviu-lhe como intérprete.

Leia a mensagem completa em http://www.gruponews.com.br/2011/01/o-ministerio-da-reconciliacao-um-basta-a-heranca-de-divisoes.html 

Fonte: Grupo News

Nenhum comentário:

Postar um comentário