domingo, 24 de abril de 2016

The Way of Grace: Convidando os injustos e ameaçando os justos por Andy Stanley

Grace is not Earned

Quando Jesus começou o seu ministério, Ele encontrou a nação de Israel divididos sobre a questão da retidão pessoal; Ou seja, como uma pessoa ganha e mantém bom relacionamento com Deus. Um grupo argumentou que uma pessoa pode agradar a Deus, mantendo a lei. Para fazer isso, no entanto, eles tiveram que aperfeiçoar a arte de auto-ilusão. Além disso, eles tiveram que emburrecer certos mandamentos para trazê-los em alinhamento com os comportamentos que eles não tinham nenhuma intenção de mudar.

Na outra extremidade do espectro de justiça estão aqueles que se recusaram a viver em um perpétuo estado de negação em relação à sua injustiça pessoal. Se a Lei era o padrão, eles sabiam que nunca seriam bons o suficiente para ganhar o favor de Deus. Então eles simplesmente mantiveram distância de Deus. 


Entre os auto-justos via-se o desprezo mútuo, e os auto-condenados ficavam exilados em uma dança perpétua de ressentimento. Os auto-justos consideravam-se melhor do que os reconhecidamente injustos. E os injustos eram julgados pelos chamados justos, e ao mesmo tempo viam a hipocrisia entre o que eles afirmavam ser e o que eles realmente eram.

No momento em que Jesus apareceu, o templo tornou-se o lugar onde esta divisão foi mais evidenciada. Jesus ilustrou o problema com uma parábola, provavelmente baseado em um evento real.

Dois homens subiram ao templo para orar: um, fariseu e o outro coletor de impostos. O fariseu, de pé, orava de si mesmo: "Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens - ladrões, corruptos, adúlteros - ou mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho ".

Mas o publicano estava à distância. "
Ele nem sequer olhava para o céu, mas batia no peito e dizia: Deus, tem piedade de mim, pecador". Lucas 18: 10-14 

Jesus com isso praticamente resumiu tudo: um grupo que não são tão bons quanto eles pensam que são, e outro grupo que sabe que eles não são tão bons quanto eles precisam ser

E lá estavam eles, juntos no templo, o ícone do desejo de Deus para habitar com os homens e expiar seus pecados. A própria concepção do templo com suas várias portas e praças manteve-se como um convite aos pecadores, tanto judeus e não-judeus. O sistema sacrificial, com todo o seu sangue, era um lembrete diário da incapacidade do homem para ganhar uma posição correta diante de Deus por meio de comportamento correto. No templo não havia espaço para a auto-justiça e não havia necessidade de se esconder atrás de uma vida de pecado. Infelizmente, parecia que todos tinham perdido o ponto.

E então Jesus apareceu. Ele veio para romper o impasse entre moralistas auto-iludidos e infiéis honestos. Ele veio para brilhar uma luz penetrante da realidade sobre a auto-justos e oferecer àqueles que estavam cheios de vergonha um caminho de volta. 


Quando Jesus encontrou Levi, ele certamente precisava de um caminho de volta. Então, quando Jesus disse: "Siga-me", é exatamente o que Levi fez. Ele se levantou e o seguiu. Mas Jesus não o levou ao templo. Ele convidou-se para a casa de Mateus e curiosamente, Mateus não se opôs. Na verdade, ele chamou aos seus amigos dizendo que ele estava fazendo uma festa improvisada e que todos eram convidados.

Em pouco tempo, a casa de Mateus estava cheio de coletores de impostos companheiros, juntamente com uma ampla variedade de gentalha menos do que justos de toda a cidade. As Raabes, Betesebas, Judas, e Davis de Cafarnaum, todos vieram para esta celebração única. 


Eles jantaram o que Mateus lhes pôs a mesa e beberam seu vinho, juntamente com Jesus e seus discípulos, que riram e cantaram com essa coleção heterogênea de Mateus de párias sociais e religiosos. 

Sob o mesmo teto estava a justiça personificada celebrando lado a lado com os injustos. Naquela tarde quente no Oriente Médio, a casa de Mateus tornou-se um lugar de graça. Por um breve momento serviu como um templo substituto. Ali os justos e os injustos tinham se ajuntado como eram, sem nenhuma pretensão de ser outra coisa senão que eles sabiam ser. E Jesus era extremamente confortável. 

Jesus, Deus em um corpo, não era desconfortável para aqueles que mais necessitavam de uma ponte de volta para Deus que só a graça poderia proporcionar. 

Mas nem todo mundo sentiu-se bem com o modo como Jesus agiu. Em pé, do lado de fora dessa reunião sagrada estavam os ícones religiosos da comunidade. Os professores da lei. Os fariseus. As pessoas justas. Mesmo se eles fossem convidados, nunca sonhariam em entrar na casa de um pecador. Para fazê-lo seria comprometer a sua pureza cerimonial. Um toque de um pecador, como Mateus exigiria horas de lavagem de roupa. Para este grupo, o pecado era uma doença transmissível. Por isso, foi sempre melhor manter sua distância. 

Como eles estavam amontoados, lançando olhares depreciativos para a festa, resmungaram com alguns dos discípulos de Jesus: "Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores "?" Mateus 9:11. 

Pergunta interessante. 

Devemos assumir que perguntaram porque eles estavam confusos, realmente não entendiam como um homem que dizia ser de Deus iria ficar tão perto daqueles que não eram nada (insignificantes, pecadores). E também questionavam como um homem que não era nada como Mateus parecia gostar de estar na presença do mestre? Eles não enquadravam esse cenário em nenhuma categoria conhecida deles. E não tinham paciência para isso também. 

Quando Jesus ouviu falar sobre as objeções da elite religiosa que estava reunida na frente da casa, Ele lhes enviou uma mensagem: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes" (Mateus 9:12). 

Jesus estava confrontando com as suas categorias neste momento. Eles assumiram que eram saudáveis. Eles assumiram que Mateus e seus amigos estavam doentes. Jesus então citou uma passagem do Velho Testamento que teria sido muito familiar para os fariseus. 

No Evangelho de Mateus as palavras de Jesus está em grego, mas o Senhor citou o texto hebraico de Oséias 6: 6. Ele disse: "Misericórdia quero, e não sacrifício". 

A palavra traduzida como "misericórdia" é a chesed termo hebraico. Este foi o termo usado para descrever a graça de Deus. 

"Eu desejo a graça, e não sacrifício."

Deus prioriza graça sobre o sacrifício. 

Então Jesus lhes ofereceu Sua declaração de missão em uma frase: 

"Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores". Mateus 9:13 

Aqui, Jesus usou os termos justos e pecadores com sarcasmo pontiagudo. Era sua maneira de dizer: "Eu não vim chamar os que pensam que são justos, mas aqueles que sabem que são pecadores." Se pudéssemos congelar esse momento no tempo, gostaríamos de ficar com uma verdade surpreendente e talvez desconfortável: A graça está convidando o perverso e é ameaçadora para o auto-justos. 

O convite de Jesus para Mateus para se tornar Seu seguidor, combinada com a sua presença em sua casa, confirmou além de qualquer dúvida que a graça não é ganha; ela é oferecida. Esta não era uma idéia nova. Foi tão antiga como o jardim do Éden. Mas, a mensagem simples da graça tinha sido enterrada sob uma montanha de complexidade religiosa - a complexidade criada por homens que procuravam ganhar a sua justiça, em vez de admitir seus pecados, e descansar na graça. A verdade é que não há justiça sem aquela que é dada pela graça. 

Nos anos que se seguiram, se tornaria claro para Mateus que Cristo era a graça de Deus personificado. Ele iria assistir Jesus tocar o intocável e socializar com aqueles que sobreviviam à margem da sociedade. Ele iria testemunhar milagres realizados para aqueles que não tinham feito nada para merecer, e não podiam fazer nada para retribui-lo. 

Jesus iria defender a Lei ao abraçar os infratores. 

Ele elevou a condição das mulheres e crianças. Ele pagou seus impostos, alimentou estranhos e amou seus inimigos. 

Mateus e seus novos amigos caminhado junto com Jesus de cidade em cidade, veriam apenas uma coisa que acendeu a sua ira: a religião sem graça. 

Seu conflito não estava com Roma. Foi sempre com os fariseus, os saduceus e os professores da lei - aqueles que conheciam melhor as histórias da graça de Deus espalhados por toda a rica história de Israel. Eles eram os mordomos da história de Israel. Era sua responsabilidade manter a narrativa da atividade de Deus através de Israel no coração das pessoas. Mas nisso eles tinham falhado. Em suas mentes surgiu uma forma de judaísmo que era quase completamente vazio de graça. Foi esta religião sem graça que provocou em Jesus a justa ira que assim colocou-o em conflito com a elite religiosa que o havia preso, julgado e crucificado. Eles aproveitaram o poder de Roma seu inimigo jurado e quebraram suas próprias leis para silenciar a voz da graça. 

Mas só por um momento. 

Mateus tinha um assento na primeira fila para ver tudo isso. E ele estava lá quando a notícia de um túmulo vazio foi anunciado por Maria e seus companheiros. Mais tarde ele iria ver, tocar, comer com, e adorar a Jesus ressuscitado. A ele seria dado o privilégio de escrever um evangelho. Não surpreendentemente, é o evangelho que contém a proclamação clara de graça para o mundo em geral. É muitas vezes referido como a Grande Comissão. Mas talvez fosse melhor o direito à Comissão da Graça: 

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações. - Mateus 28:19 

Todas as nações. Esta foi uma mensagem para todos. Mas talvez a frase de Mateus que estivesse conectada com a maioria era "fazer discípulos". Literalmente, criar seguidores. Isso é exatamente o que Jesus tinha feito com ele. Ele tinha feito dele um seguidor - uma transformação que não começou com um comando, mas com um convite. É um convite que Mateus agora entendia que estava sendo estendido a todos: siga-me. 

A tensão entre a auto-justos e os auto-exilados não terminou com a vinda de Jesus. É uma tensão que existe até hoje. Então, talvez este seria um bom momento para parar e se perguntar: "Para que lado do corredor que eu tenho a tendência de me inclinar?" 

Se você tivesse sido convidado para a festa de Mateus, teria sido conflitante para você o jeito de Jesus festejar com prostitutas, gays, políticos, traficantes? 

Seria a sua primeira inclinação ficar fora daquela festa e ver no que ia dar?

Você ficaria intrigado se perguntando porque Jesus faria comunhão com pecadores antes de confrontá-los com seus pecados? 

Você estaria preocupado com o fato de Jesus, já que não abordara o pecado deles, fosse de alguma maneira conivente com isso? 

Ou será que você se inclina para o outro lado? 

Há coisas sobre o seu estilo de vida atual ou talvez seu passado que iria fazer você pensar duas vezes antes de entrar na presença de Jesus? 

Será que uma nuvem de forma vergonha viria sobre você? 

Você estaria tentado a ficar se escondendo dele, evitando um contato olho no olho? Afinal, você sabe. Você sabe quem você é e quem você finge ser. Seria muito difícil pra você se confrontar num ambiente público com a justiça pura? Você seria louco não ficar se esquivando de topar com ele diretamente na festa. O que você faria? 

Há um pouco de ambos os sentimentos e impressões dos dois lados em todos nós. Estamos sempre julgando certos tipos de pessoas ou comportamentos, e também nós podemos fugir e nos colocar no exílio auto-infligido da presença de Deus. Mas em ambos os casos damos um passo para o caminho da religião sem graça. 

De qualquer maneira que você escolher você se encontra mais longe da graça de Deus. Afinal, o outro lado da moeda "Eu não sou digno" é "Mas com o tempo e esforço que eu poderia ser o suficiente." 

Aqui está o que eu acho que Mateus nos diria depois de assistir a Jesus: Há uma terceira via. O caminho da graça. 

O caminho da graça é oferecido; não é merecido. Ele é oferecido a todas as pessoas, independentemente de quem elas são. 

Então, quando você se pegar indo e voltando entre julgar os outros e condenando a si mesmo, faça uma pausa. Faça uma pausa e lembre-se: você não pode ser bom o suficiente; você nem sequer tem que ser. Esse é o caminho da graça.

Extraído com permissão A Graça de Deus por Andy Stanley, autor Andy Stanley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário